Nepem

Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (Nepem)

A Fundação Doutor Thomas (FDT) implantou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (Nepem), por meio do qual busca a produção de conhecimento científico, multidisciplinar e interdisciplinar, promovendo a integração, socialização e divulgação de ações institucionais e interinstitucionais.

Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus, com produção de conhecimento científico, multidisciplinar, promovendo capacitação de equipes multiprofissionais e cuidadores de idosos, oficina, palestras e orientação de pesquisas monográficas, seminários, interação, socialização e divulgação das ações institucionais e interinstitucionais desenvolvida pelos profissionais do segmento idoso; bem como ampliar e sistematizar o conhecimento da gerontologia e geriatria, atuando na formação de recursos humanos nos diversos níveis. Entre uma das responsabilidades do Nepem, está a coordenação do ‘Curso de Cuidador de Idoso – Cuidadoso’, da FDT.

 

Curso de Cuidador de Idoso – Cuidadoso

O Curso de Formação de Cuidador de Idoso – Cuidadoso é oferecido pela Fundação Dr. Thomas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), desde 2009.

O curso de cuidador de idosos visa possibilitar ao aluno informações e conhecimentos fundamentais para o manejo adequado com o idoso, zelando pelo bem estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.

O curso é gratuito, sendo paga apenas uma taxa de inscrição no valor de R$ 30, e tem carga horária de 130 horas, sendo 88 horas de aulas teóricas e 42 práticas. O conteúdo teórico é dividido em 11 módulos, abrangendo vários aspectos do cuidado com o idoso: noções de primeiros socorros, nutrição, atividade física, principais síndromes, espiritualidade, entre outros. As aulas serão ministradas por profissionais da Fundação Dr. Thomas e da SEMSA. Após a conclusão das aulas teóricas, os participantes cumprem a carga prática de 40h na Fundação Dr. Thomas.

A atividade de cuidador de idosos foi classificada como ocupação pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em 2000, passando a constar na tabela da Classificação Brasileira de Ocupações, sob o código 5162-10. Embora este enquadramento não represente novos direitos trabalhistas ao cuidador de pessoas idosas, representa grande ganho à categoria, pois é ponto inicial para regulamentação da atividade.

Os nomes dos cuidadores formados ficam em um banco de dados na Fundação. Familiares de idosos que necessitam de ajuda podem pedir indicação pelo telefone 3215-6007.

Critérios para seleção dos candidatos:
a) Ser maior de idade;
b) Ter Ensino Médio completo;
c) Ter experiência no cuidado com o idoso;
d) Ter disponibilidade de tempo para frequentar os módulos, haja vista que a certificação será concedida apenas com comprovação de 75% de frequência do curso.