23/04/19 | 16:39
Parque do Idoso vai ganhar obras de revitalização e novos espaços de convivência

O Parque Municipal do Idoso, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, vai ganhar obras de revitalização, novos espaços de convivência e projeto de paisagismo. A assinatura da ordem de serviço foi feita na manhã desta terça-feira, 23/4, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e as obras devem ser concluídas em 60 dias.

“Teremos pistas de caminhada, duas novas áreas de convivência com pergolado. Vamos dar uma geral no parque, que é tão útil e que atende milhares de idosos com seus vários serviços e programas”, destacou o prefeito Arthur Neto. “Os transtornos serão mínimos, manteremos o parque funcionando e as pessoas vão acompanhando as melhorias que estaremos fazendo para a vida delas”, completou.

Fotos: Márcio James

Instalado em uma área de 54 mil metros quadrados e 11 mil metros quadrados de área construída, o Parque do Idoso recebe, em média, três mil pessoas por dia, entre os idosos usuários das políticas públicas para a terceira idade, visitantes e pessoas que utilizam suas áreas para a prática de esportes ao ar livre. Atualmente, cinco mil idosos são usuários do parque, gerido pela Fundação Municipal de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT).

O projeto de revitalização está orçado em R$ 92,8 mil e os recursos são oriundos de emenda parlamentar do ano de 2016, do então vereador Sildomar Abtibol. As obras serão executadas em parceria pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Infraestrutura (Seminf) para ampliar as áreas de convivência já existentes no parque, visando primordialmente o bem-estar do público da terceira idade que frequenta o local, que ganhará novos equipamentos públicos, obras de pavimentação e melhoria da acessibilidade, iluminação, pintura, arborização e paisagismo.

Fotos: Márcio James

Ao todo, 78 novas árvores serão plantadas pelo programa “Ornamenta Manaus”, assim como a implantação de jardins. O programa é uma iniciativa da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, que tem mudado a paisagem de praças, parques e outras áreas públicas da capital.

“A parte de paisagismo e jardinagem, dentro da obra, faz parte do ‘Ornamenta Manaus’, que é um grupo de trabalho criado pela primeira-dama Elisabeth Valeiko. A intenção é recuperar o paisagismo na cidade e criar novas áreas com projetos de ajardinamento”, explicou o secretário da Semmas, Antonio Nelson Júnior.

Política pública

A Fundação Doutor Thomas é responsável pelas ações estratégicas que visam garantir os direitos sociais da população idosa e atua com base no pilar dos programas de Longa Permanência, que presta assistência em caráter asilar à pessoa idosa em risco social; Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi), que realiza visitas domiciliares com uma equipe multiprofissional; e o Programa Conviver, que norteia as atividades do Parque Municipal do Idoso.

 

Texto: Jacira Oliveira / Semcom

Fotos: Márcio James / Semcom

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

(92) 3625-6921 / 3625-6844