21/09/18 | 10:34
Prefeitura promove ‘Encontro de Gerações’ para comemorar o Dia Nacional do Idoso

 

Foto: Divulgação FDT

Um dia para relembrar a juventude e aprender com a maturidade da vida, no dia 1º de outubro (Dia Mundial do Idoso), a Prefeitura de Manaus irá realizar um “Encontro de Gerações” entre os idosos que frequentam o Parque Municipal do Idoso (PMI) e alunos, com idade de 9 até 14 anos, da Escola Municipal José Carlos Martins Mestrinho e do Colégio Martha Falcão.

Além da conscientização sobre a importância da data, Fundação de Apoio do Idoso Dr. Thomas (FDT), que também administra o parque, escolheu trabalhar a conexão das crianças e adolescentes com o idoso, por meio do fortalecimento de vínculo, bem-estar e a diversão.

“A maneira de brincar mudou com o passar do tempo e o que queremos é proporcionar o resgate das brincadeiras tradicionais, que fizeram parte da infância dos nossos idosos, ao mesmo tempo em que trabalhamos as vivências intergeracionais, proporcionando a troca de experiências entre jovens e idosos, para que as pessoas da terceira idade possam se sentir valorizadas”, explica a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento em Manaus (Nepem), Maria da Luz.

A programação será aberta ao público, com atividades físicas e recreativas, como amarelinha, bola ao cesto, mímicas, pião, argola, bocha, pelota, chute ao gol, boliche, peteca e pipa. Ao fim, haverá também a apresentação dos alunos da turma de teatro do Parque do Idoso, com o musical “A Era do Rádio”.

Foto: Divulgação FDT

Segundo a diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, a Prefeitura de Manaus entende a importância da Política de Atenção ao Idoso e, nos últimos anos, vem trabalhando fortemente em ações que intensifiquem ou despertem neste público a vontade de aproveitar o melhor da vida, como os programas “Conviver”, realizado no PMI com atividades esportivas e recreativas para terceira idade; ”Longa Permanência”, efetivado pela Doutor Thomas e que presta assistência em caráter asilar à pessoa idosa em risco social; e “Atendimento Domiciliar ao Idoso” (Padi), que caracteriza-se pela realização de visita domiciliar com uma equipe multiprofissional.

“A comemoração pelo Dia do Idoso é parte de uma política de valorização intensificada na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto e parte do princípio de que, apesar de o envelhecimento ser natural, todos devem se sentir motivados a participar e se tornar menos propensos ao isolamento”, defende Martha Moutinho.

Manhã recreativa
E para possibilitar a integração social também aos idosos residentes na Fundação de Apoio do Idoso Dr. Thomas (FDT), a prefeitura irá promover na terça-feira, 2/10, uma “Manhã Recreativa” com os idosos do programa “Longa Permanência”. Show de talentos, brincadeiras, música e um lanche, prometem movimentar a rotina dos 122 idosos residentes da FDT.

Foto: Divulgação FDT

Maria do Carmo Nery, 88, residente há 3 anos na FDT, revela que para show de talentos vai apresentar uma poesia de sua autoria. “Essas comemorações aqui na casa, me fazem ser vista. Eu gosto de olhar gente nova, conversar, sair da rotina e, principalmente, mostrar que o idoso que mora aqui também tem o seu talento. A comemoração do Dia do Idoso é como se fosse meu aniversário. Vou declamar uma poesia que, com muito orgulho, posso dizer que é minha’’, conta animada.

 

 

PROGRAMAÇÃO:

DIA 1/10 – Encontro de Gerações
Local: Parque Municipal do Idoso – Rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças
Horário: 08 às 12:00h

Dia 2/10 – Manhã Recreativa
Local: Área Externa da Fundação Doutor Thomas – Rua Dr. Thomas, 798, Nossa Senhora das Graças
Horário: 8 às 10:30h

— — —
Texto: Fábia Lima / FDT
Foto: Divulgação / FDT

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmnPDoGw

— — —
Assessoria de Comunicação da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas: (92) 98842-2990