05/04/19 | 14:53
Prefeitura realiza aula inaugural da primeira turma de Cuidador de Idoso

Prefeitura de Manaus realizou na manhã desta sexta-feira, 5/4, a aula inaugural da primeira turma do curso de Cuidador de Idoso – “Cuidadoso” de 2019, no auditório do Parque Municipal do Idoso, localizado na rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Foto: Divulgação FDT

A capacitação é coordenada pela Fundação Dr. Thomas (FDT), em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

A aula inaugural contou com uma apresentação da Dança coreográfica do PMI, uma palestra sobre ‘O cuidador como Profissão e como profissional, sua importância!’, com a psicóloga mestra e especialista em Gerontologia, Ledina Silva, e um lanche de boas-vindas para os novos alunos.

Foto: Divulgação FDT

“Cumprindo a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto para a política de valorização de pessoas por meio da capacitação, estamos recebendo a primeira turma deste ano do Cuidadoso, que passará por 220 horas de aulas teóricas na Espi/Semad, e em seguida para o estágio na Fundação Doutor Thomas”, relatou o secretário da Semad, Lucas Bandieira.

As aulas iniciam nesta segunda-feira, 8/4, das 8h às 12h, na  Espi, localizada na avenida Professor Nilton Lins, n˚ 3.259 (Bloco D), Parque das Laranjeiras, bairro Flores, zona Centro-Sul. Serão divididas em 11 módulos, ministrados por profissionais da Espi/Semad. Entre os temas em sala de aula estarão “Aspectos psicológicos do envelhecimento”,  “Noções básicas de enfermagem para cuidado com o idoso” e outros. Serão 220 horas de aulas teóricas e outras 100 horas de estágio na Fundação Doutor Thomas.

Segundo a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, o cuidador precisa conhecer e entender seu idoso, para exercer a profissão com excelência. “A qualificação de cuidadores é essencial para a nossa sociedade e é uma ocupação que necessita de dedicação, atenção e doação. A meta deste ano é capacitar, no mínimo, 300 profissionais. Nosso desejo é que esses futuros cuidadores saiam daqui qualificados e preparados para fazer a diferença no processo de envelhecimento desses idosos”, disse.

Mais informações podem ser obtidas por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (Nepem), da FDT, pelos telefones: (92) 98844-5609 / 3215-6007 / 3215-6965.

— — —

Texto: Fábia Lima/FDT

Foto: Divulgação FDT

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmCecx64

Assessoria de Comunicação da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas: (92) 98842-2990