Programa de Atendimento Domiciliar – PADI

O Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi) caracteriza-se pela realização de visitas às residências, prestando um atendimento inicial e desenvolvendo um trabalho conjunto entre idoso e família, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e repassar orientações aos idosos e seus familiares sobre o processo de envelhecimento, prevenção e tratamento das doenças mais comuns na terceira idade e sobre os direitos dos idosos.

Por meio de uma equipe multiprofissional, formada por psicólogo, assistente social, advogado, fisioterapeuta, enfermeiro e nutricionista, a visita visa oferecer esclarecimentos e desenvolver um trabalho conjunto com o idoso e a família. A proposta é melhorar o ambiente de convivência, a qualidade de vida de ambas as partes envolvidas no processo e evitar a internação.

As visitas são geradas por solicitações e denúncias ao Disque-Idoso 165, e pelos encaminhamentos da Delegacia Especializada de Atenção à Pessoa Idosa, do Ministério Público e das instituições da sociedade civil.

Em 2016 foram 602 casos de atendimento e 802 solicitações através do Disque-Idoso 165.