19/04/13 | 14:37
Abertura oficial do Dia D Contra a Influenza será neste sábado no PMI

O dia D Mobilização Nacional Contra a Influenza (gripe) terá a abertura oficial, neste sábado, 20, às 9h, no Parque Municipal do Idoso (PMI), na Rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul. A vacinação iniciou desde o último dia 15, no Parque e nos outros 873 postos da cidade, e segue até o próximo dia 26 (sexta-feira).

A expectativa é vacinar mais de 1 mil pessoas, neste sábado, no PMI, que terá três postos funcionando das 9h às 17h. Outros postos, inclusive em shoppings da cidade, também funcionarão neste dia 20. A meta da campanha é vacinar 245 mil pessoas até o dia 26 deste mês, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A campanha prevê a imunização de crianças de 6 meses a menores de dois anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas, como por exemplo diabetes e hipertensão.

A influenza é uma doença respiratória aguda, também conhecida como gripe, causada por vírus. A transmissão acontece de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Conforme a diretora da UBS Dr. Luiz Montenegro, Renata Holanda Cavalcante, o Dia de Mobilização Nacional contra a Influenza acontece neste dia 20 de abril, mas a vacina contra a gripe já está disponível desde o último dia 15, tanto no Parque Municipal do Idoso, quanto em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Prefeitura. Ela ressaltou que de 22 as 26 a vacinação continua das 8h às 17h. “Uma equipe está nesta sexta-feira (19) e também estará na próxima semana na Fundação Doutor Thomas (FDT) para vacinar os idosos residentes da instituição. A vacina só é contraindicada para quem é alérgico a ovo e já apresentou alguma reação a vacina da gripe”, explicou.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, destacou que ficou feliz com a escolha do Parque como local da abertura oficial da campanha de Mobilização Nacional Contra a Influenza. “O Parque é referência no trato diário com o idoso. Ficamos felizes em poder receber a campanha e atuar como posto de vacinação, porque o Parque é referência no trato diário com idoso. Ao mesmo tempo que ele vem se exercitar, ouvir uma música, encontrar o amigos, pode também cuidar da saúde e se imunizar”.

Campanha contra o câncer bucal

Em paralelo a vacinação, também está sendo realizada a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal e, no Parque do idoso, também será realizado, neste sábado, das 8h às 17h, exames, em que pessoas identificadas com lesões suspeitas serão encaminhadas aos Centros de Especialidade Odontológica. Esses exames também são feitos nas Unidades Básicas de Saúde por cirurgiões dentistas.

Assessoria de Comunicação FDT
Gisa Prazeres