01/08/11 | 11:55
Aulas de hidroginástica são retomadas no Parque Municipal do Idoso

As aulas de hidroginástica do Parque Municipal do Idoso foram retomadas na segunda-feira (4/7), após seis meses de reforma da piscina. A hidroginástica é a atividade mais procurada pelos idosos, que poderão se exercitar com mais conforto e segurança.

A diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas, Martha Cruz, ressalta que a piscina passou pela primeira reforma total desde a criação do Parque em 2002. “Atendemos a demanda dos usuários, realizando uma obra para oferecer mais espaço e segurança para a prática da hidroginástica e natação”, informa Martha.

O desnível do piso de piscina foi corrigido com a retirada de um espelho d’água, que ocupava uma área de cerca de 10 por 12,5 metros, não utilizada para as atividades. Com a reforma, toda a área da piscina – 25 por 12,5 metros – poderá ser utilizada, aumentando a capacidade das turmas em 30%. A piscina do Parque do Idoso é a única semiolímpica coberta e aquecida de Manaus.

Segundo Martha, cada turma de hidroginástica terá 70 alunos. As aulas são oferecidas duas vezes por semana, às segundas e quartas e às terças e quintas-feiras. Começam às 7h e têm duração de uma hora. São dez turmas a cada dia. Toda sexta-feira acontecem as aulas livres de 8h às 10h e de 13h às 15h, abertas à participação de todos os alunos da hidroginástica.

“Poderemos atender 700 idosos por dia na hidroginástica”, destaca Martha Cruz. A prática da atividade traz como benefícios o fortalecimento muscular e a diminuição do risco de lesões comuns na terceira idade.

Além da correção do piso da piscina, foram instaladas barras de inox em toda a borda da piscina. A rampa de acesso da piscina e os banheiros ganharam piso antiderrapante. A obra também contemplou a pintura e a iluminação da piscina.

Matrículas

Todas as atividades do Parque do Idoso são gratuitas. Para participar, as pessoas com 60 anos ou mais podem se matricular, apresentando atestado cardiológico, documento de identidade original, 2 fotos 3×4 e comprovante de residência original. Os usuários da piscina precisam realizar o exame de pele.

O Parque do Idoso fica localizado na rua Rio Mar, 1324, Nossa Senhora das Graças. Mais informações no Setor de Admissão pelo telefone 3584-6274.