10/06/16 | 12:11
Combate à violência contra a pessoa idosa é tema de campanha da FDT

WhatsApp-Image-20160610 (2)

A campanha, intitulada ‘Violência contra a pessoa idosa: caso de polícia’, vai promover três dias de atividades, a partir de segunda-feira, 13, até a quarta, 15, data que marca oficialmente o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

O objetivo da ‘Semana de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa’, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), é conscientizar a população sobre a existência da violência contra o idoso e, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

De acordo com dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), em 2015 foram registrados mais de 9 mil crimes contra idosos. Houve uma redução de 17,1% na taxa dessas ocorrências, no período de janeiro a abril deste ano, se comparado ao mesmo período no ano passado.

A violência não está relacionada apenas à agressão física. O abandono, negligência e apropriação de bens do idoso, por exemplo, são alguns dos casos que têm mais registros na Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), conforme a Delegada Titular, Ivone Maria Azevedo.

“Devemos conscientizar a população que a violência contra a pessoa idosa é uma violação aos direitos humanos e provoca, além das lesões físicas, danos psicológicos, isolamento e doenças. Por conta da idade, o idoso se torna uma pessoa mais vulnerável e frágil o que faz com que se torne uma vítima em potencial”, observa a delegada.

Todo tipo de violência deve ser denunciada. Para isso, o Disque 100 funciona 24 horas por dia, recolhendo denúncias. Trata-se de um serviço gratuito e a identidade de quem denuncia é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo Disque 165 (PADI) ou pelo (92) 3214-5800 Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso.

A chefe de Divisão e Atenção ao Idoso da Fundação Doutor Thomas, Michele Falcão, explica que ações como essa da FDT trazem relevância ao combate à esse tipo violência. “Além de conscientizar a comunidade sobre a importância de denunciar a violência contra a pessoa idosa, essas atividades oferecidas também são importantes para orientar o idoso sobre seus direitos”, destacou.

“Precisamos sensibilizar as pessoas para que denunciem esta prática da violência contra a pessoa idosa. Nós, como responsáveis pela Política Municipal do Idoso devemos orientar a população sobre quais os tipos de violência e para onde ligar para fazer a denúncia. Aqui, na FDT, temos o disque 165, mas também existe o 100 e a Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso”, alertou a diretora-presidente da Fundação, Martha Moutinho.

As atividades da Semana de Combate serão desenvolvidas no Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na Rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, das 9h às 12h.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 13 de Junho – Segunda-feira

9h às 12h: Circuito de Palestras

Tema: Violência Contra a Pessoa Idosa

Local: Auditório do Parque Municipal do Idoso

Palestrantes:

9h – Dra. Terezinha Lima (UnATI)

10h – Promotor Mirtil Andes do Vale

11h – Delegada Ivone Maria da Rocha (DECCI)

Dia 14 de Junho – Terça-feira

9h às 12h: Ação Social: serviços sociais e de saúde (atendimento será realizado até 12h)

Local: Parque Municipal do Idoso

A ação será aberta para todos os idosos da comunidade e usuários do PMI, dentre os serviços oferecidos estão corte de cabelo e estética, massagem relaxante, atendimento com médicos de várias especialidades além da presença de alunos de odontologia e fonoaudiologia que estarão realizando exames gratuitamente.

Dia 15 de Junho – Quarta–feira

8h às 12h: Caminhada em Conscientização à Violência Contra a Pessoa Idosa.

Concentração: Fundação Doutor Thomas – Rua Dr. Thomas, 798, Nossa Senhora das Graças.

A caminhada fará o percurso em torno da instituição até o Parque Municipal do Idoso, onde será dado um grande abraço coletivo, como ato simbólico, pedindo mais proteção para os idosos. Haverá, ainda, uma apresentação do cover manauara do saudoso cantor Cauby Peixoto, interpretado por Jorge Bartholo.

Texto: Fábia Lima / FDT

Assessoria de Comunicação da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas: (92) 98842-2990