20/03/18 | 10:36
Encenação da Paixão de Cristo promete emocionar o público no Parque Municipal do Idoso

Com o tema “Foi por Amor”, a Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT) realizará, no próximo dia 28 de março, a encenação da Paixão de Cristo. O evento acontecerá no ginásio do Parque Municipal do Idoso (PMI) – avenida Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, a partir das 18h, com entrada gratuita.

Foto: Assessoria da Comunicação FDT

Como tradição na Semana Santa, há quatro anos, o espetáculo é muito aguardado pelos idosos, familiares e comunidade. Neste ano há uma grande movimentação e participação, o elenco é formado em sua maioria por idosos dos dois programas permanentes da Fundação Doutor Thomas: Programa Conviver Parque Municipal do Idoso e Longa Permanência, além de funcionários e convidados.

Estrutura

O palco do espetáculo será no modelo italiano onde o público poderá assistir à encenação pela frente. Este palco tem uma cortina que será fechada para mudança de cenários. Um telão de Led em alta definição vai acompanhando o enredo em cada ato, dando mais dinamismo e emoção.  A iluminação, som e toda estrutura metálica será para atender um evento de grande porte.

O espetáculo

A encenação  da Paixão de Cristo tem a participação de 50 atores, além de uma equipe nos bastidores colaborando com a organização do cenário, figurino e a sonoplastia do evento. Com aproximadamente 50 minutos de duração, dividida em 30 cenas, o enredo conta a história de Jesus. Desde a sua chegada a Jerusalém até a ressurreição.

O elenco é composto por alunos da turma de teatro do parque, supervisionada pelo professor de teatro Thiago

Foto: Assessoria de Comunicação FDT

Oliveira, que tem sua formação em licenciatura em teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com oito anos de experiência em artes cênicas, que recebeu a missão de dirigir e produzir o evento este ano.

“Estar à frente desse espetáculo é uma emoção muito grande. Uma idosa chegou comigo no fim do ensaio e disse que eles nem tinham percebido a hora passar e mais parecia que estavam orando a tarde inteira. Fiquei emocionado, pois a entrega e o olhar deles são diferentes e isso é gratificante”.

O teatro e a música possuem vários benefícios para a saúde do idoso. Este ano está sendo usada uma nova metodologia para memorização das falas, marcação do ritmo, escolha do figurino, tudo para contribuir diretamente na melhoria da memória, aumentar a criatividade, além de estimular a interação social. Outra vantagem das artes cênicas é que o idoso ganha habilidade de estruturar emoções por meio da expressão artística. “Ou seja, muitas vezes as expressões e sentimentos ficam reprimidos ao longo dos anos por causa do envelhecimento, mas a arte ajuda a colocar tudo o que sente para fora”, explicou Thiago.

Há dois anos frequentando o PMI, Raimundo Cardoso, 78, encontrou no teatro a cura para depressão. “Eu sempre fui muito calado, mas cheguei aqui doente, fui praticamente obrigado por um amigo, eu estava cada vez mais na solidão. Quando cheguei aqui, tive a chance de começar na turma de teatro, hoje, além de não me sentir mais sozinho, eu tenho uma postura melhor, falo até com mais clareza, me sinto útil e feliz”, disse.

‘Melhoria de vida’

Conforma a diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas, Martha Moutinho, é indispensável as atividades cênicas para os idosos. “O que está acontecendo com os alunos das turmas de teatro, coral e dança coreográfica é um exemplo do que a arte pode fazer para melhorar a vida de quem já chegou à terceira idade. Durante as aulas muitos saem de um processo depressivo”, frisou.

Foto: Assessoria de Comunicação FDT

Moutinho destacou que os exercícios físicos, vocais e mentais ajudam no estímulo da memória e da criatividade. “Muitos sentiam vergonha de expor sua opinião. Graças ao teatro, as opiniões se projetam nas aulas e a atitude é vista pela família. Eles têm argumentos e pontos de vista que agora sabem como expor”, observou a diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas, Martha Moutinho, ao mencionar que o resultado aparece logo, idosos mais confiantes, que conquistam voz dentro da sociedade.  “No palco todos se transformam, saem de dentro deles e dão voz aos personagens”, contou.

O que: Encenação da Paixão de Cristo “Foi por amor”

Quando: 28 de março (quarta-feira)

Horário: 18h

Onde: Ginásio do Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na avenida Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul