21/06/12 | 10:15
Exposição mostra trabalhos artísticos de idosos da Fundação Dr. Thomas

Cinquenta trabalhos de mosaico, pintura livre e pintura em tecidos foram dos idosos da Fundação Dr. Thomas foram mostrados durante a 1ª Exposição de Arteterapia, realizada no dia 18/5.

A arteterapia começou a ser desenvolvida em março pelo setor de psicologia da instituição. No início apenas dois idosos se interessaram pela atividade, que é realizada durante as tardes das segundas e quartas-feiras. Atualmente 22 idosos participam da arteterapia.

O objetivo do trabalho é valorizar e estimular a participação dos idosos, para o fortalecimento da motricidade, percepção, concentração, integração, resgate de autoestima e descoberta das potencialidades.

“Em pouco tempo, a arteterapia tem alcançado um resultado muito positivo. Decidimos expor os trabalhos para valorizar a produção artística dos idosos residentes”, afirmou a diretora-presidente Martha Cruz.

Um dos artistas da casa, Délio Conte, de 82 anos, expôs trabalhos de mosaico e vários desenhos livres, com temática ligada ao mar. “Gosto de desenhar barcos, peixes, tudo que lembre o mar”, disse Délio. Segundo o idoso, a arteterapia tem despertado nele a atenção para as cores e formas.

Nos trabalhos da idosa Deuzolita da Mota, de 97 anos, destaca-se também o colorido dos desenhos e a precisão dos traços. “Na minha família, todo mundo tem um lado artístico. Gosto de cores alegres e fortes”, afirmou a idosa.

Além dos trabalhos artísticos, durante a exposição houve a apresentação da Marujada de Guerra do Boi Caprichoso. Os idosos interagiram com os integrantes e dançaram muito ao som do boi bumbá.