14/02/14 | 11:16
FDT abre inscrições para o curso de Cuidador de Idoso e destaca o crescimento da procura pelo curso.

Pesquisas recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacam que em 2050 a população de idosos será de 63 milhões de pessoas. Em 1980 eram 10 idosos para cada 100 jovens, e em 2050 serão 172 idosos para cada 100 jovens, porque a esperança de vida ao nascer saiu de 43,3 anos, na década de 1950, para 72,5 anos em 2007, segundo o IBGE.

E este ano a Fundação Dr Thomas (FDT) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Ministério da Saúde, e a Escola de Serviço Público Municipal,  estará disponibilizando 200 vagas para os interessados em fazer o Curso de Cuidador de Idoso. Sendo 100 vagas disponibilizadas neste primeiro semestre e mais 100 no próximo. Ano passado foram três turmas formadas e cerca de 300 profissionais capacitados, este ano serão duas turmas,  por conta da carga horária que antes era de 130h e este ano passa a ser 300h . A diretora presidente da FDT Martha Cruz, explica que essa mudança surgiu pela preocupação em priorizar a melhoria da qualidade técnica. ‘’ O curso de cuidador de idoso tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, com o aumento da população da terceira idade, esses profissionais estão cada vez mais requisitados. No entanto, para exercer esta função é preciso se profissionalizar’’.

A gerente em exercício do Núcleo de Ensino e Pesquisa sobre Envelhecimento em Manaus (NEPEM), Valtimar Carneiro, explica que a procura pelo curso  tem crescido por conta do aumento da profissão no mercado de trabalho. ‘’A procura por profissionais qualificados no curso de cuidador cresce gradativamente no mercado de trabalho, por conta do número de idosos que está aumentando no Brasil e segundo o Ministério da Saúde existem hoje aproximadamente 3,8 milhões de idosos com algum grau de dependência no país, logo tanto nos hospitais, quanto em clínicas e até mesmo nos domicílios as pessoas buscam por profissionais que tenham o curso, ou seja. Que sejam qualificados’’.

As inscrições para o curso na FDT começam na segunda-feira (17) e seguem até dia 21. O candidato deve ter mais de 18 anos e ensino médio completo.  A entrega dos documentos deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na recepção da FDT, localizada na Rua Doutor Thomas, Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus, mediante apresentação dos documentos: RG, CPF , comprovante de conclusão de Ensino Médio  , comprovante de residência, todos originais e uma taxa de inscrição de R$ 30.

A abertura do curso será dia 17 de março no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), no período da manhã e a partir do dia 18 ás aulas serão ministradas no auditório da Escola de Serviço Público que fica localizada na Avenida Professor Nilton Lins, nº3239 ,bloco D, complexo da Faculdade Nilton Lins.

As aulas serão ministradas por profissionais da FDT, Semsa e outros. Entre os conteúdos programáticos estão primeiros-socorros, nutrição, higiene pessoal, prevenção de quedas e acidentes domésticos, acompanhamentos a visitas médicas e demais atividades que compõem o universo do idoso.

O objetivo do ‘Cuidadoso’ é formar profissionais que vão atuar no trato diário do idoso, promovendo a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da pessoa assistida.

Após receberem os certificados, os contatos dos alunos são incluídos no banco de dados da FDT.

Texto e foto : Nayanne Silva

Assessoria de Comunicação – FDT (8842-2990)