10/05/13 | 16:18
Fundação Doutor Thomas abre inscrições para 2ª turma do curso de Cuidador de Idoso

A Fundação Doutor Thomas (FDT), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia na próxima segunda-feira, 13, as inscrições para a segunda turma de 2013 do curso gratuito de ‘Cuidador de Idoso – o Cuidadoso’. Ao todo, serão disponibilizadas 150 vagas e as inscrições seguem até 27 de maio. As aulas começam no dia 3 de junho. A FDT pretende qualificar mais de 450 cuidadores em 2013.

Para se inscrever, os interessados devem se encaminhar à recepção da FDT, na Rua Doutor Thomas, Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, entregar as cópias do RG, do comprovante de conclusão de Ensino Médio, o currículo atualizado e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30.

Os interessados devem ter, no mínimo, 18 anos, Ensino Médio completo e possuir experiência com idoso informal ou formalmente. “Quando falamos em experiência formal, são aqueles que já trabalharam com carteira assinada na ocupação de cuidador de idoso. E os informais, são os que já tiveram a experiência no trato diário de um idoso da família ou conhecido. O importante é que essa informação da experiência, formal ou informal, deve constar no currículo dos candidatos a uma vaga no curso, porque esse é um dos critérios de seleção”, explicou a diretora-presidente da FDT, Martha Mouthinho Cruz.

O curso, que começa no dia 03 de junho e será realizado pelo período da manhã no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), na Rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul, tem carga horária de 130h, sendo 88h teóricas e 42h práticas, com duração média de quatro meses. As aulas serão ministradas por profissionais da FDT e da Semsa. Entre os conteúdos programáticos estão primeiros-socorros, nutrição, higiene pessoal, prevenção de quedas e acidentes domésticos, acompanhamentos a visitas médicas e demais atividades que compõem o universo do idoso.

O objetivo do ‘Cuidadoso’ é formar profissionais que vão atuar no trato diário do idoso, promovendo a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da pessoa assistida.

Após receberem os certificados, os contatos dos alunos são incluídos no banco de dados da FDT. Familiares de idosos ou instituições que necessitem de indicação de cuidadores podem solicitar pelo telefone: 3215-6007.

Fotos: Tácio Melo/ SEMCOM

Assessoria de Comunicação FDT