17/04/20 | 19:01
Fundação Doutor Thomas contará com unidade de tratamento para Covid-19 em parceria com Grupo Samel

Já com atividades de lazer suspensas e a visitação aos idosos institucionalizados na Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas restrita, como forma de prevenir esse público mais vulnerável ao contágio do novo coronavírus, a Prefeitura de Manaus informa que o espaço referência entre as instituições de longa permanência do país, contará nos próximos dias com uma ala para tratamento da Covid-19, que será montada pelo Grupo Samel, mesmo que administra o Hospital Municipal de Campanha Gilberto Novaes.

A unidade semi-intensiva da FDT irá utilizar o chamado “método Vanessa”, desenvolvido pela Samel e que tem dado excelente resultados entre os pacientes. Entre as demais medidas adotas pela instituição, a partir da confirmação de três casos de Covid-19 entre institucionalizados, está a realização de exame de tomografia nos idosos que tiveram contato mais próximo com os infectados e o isolamento dos mesmos.

“Nesse período de pandemia todos estamos enfrentando um momento desafiador. As instituições de longa permanência estão se adequando às novas diretrizes e não seria diferente em Manaus. Estou participando de grupos com diretores de ILPIs de todo Brasil, como uma rede de apoio, com informações, pesquisas científicas, estudos de casos. Todas as medidas estão sendo tomadas para preservar os idosos e funcionários”, explica a diretora presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho.

A Fundação destaca que, antes mesmo da confirmação dos casos, os idosos infectados já estavam isolados em um espaço adequado dentro da enfermaria, seguindo os protocolos da Anvisa e do Ministério da Saúde. Trata-se de três homens, com idade de 80, 83 e 86 anos. A coleta domiciliar foi realizada pelo laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), através da solicitação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O quadro clínico dos idosos é estável, dois tiveram confirmação na quinta-feira, 16/4, e já apresentam melhora no quadro gripal, e o terceiro caso foi confirmado nesta sexta-feira, 17.

Entre as demais medidas que já vinham sendo praticadas pelos servidores da FDT estão: restrição visitas para os idosos residentes; intensificação do monitoramento dos sinais vitais, com aferição da temperatura, duas vezes ao dia, dos idosos e servidores; distribuição de máscaras de pano para os idosos com sintomas gripais; reforço na aquisição de EPI’s para reforçar a segurança da equipe da enfermaria (óculos protetor, protetor fácil, capote impermeável, máscaras N95); redução do fluxo nos pavilhões; maior rigor na higiene das embalagens das compras antes de serem entregues aos idosos, bem como as orientações de higienização das mãos; e está em aquisição novos termômetros digitais e um monitor cardíaco.