22/03/13 | 14:25
Fundação Doutor Thomas participa de audiência pública sobre ‘Humanização do Atendimento ao Idoso’, na Câmara

A Fundação Doutor Thomas (FDT) participou, na manhã desta sexta-feira, 22, da audiência pública ‘Humanização do Atendimento ao Idoso’, promovida pela Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no plenário do órgão.

Além da FDT, participaram da audiência, o Ministério Público do Estado, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Delegacia Especializada de Crimes Contra o Idoso (DECCI), os conselhos Municipal e Estadual do Idoso, o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) e representantes do transporte e de grupos de idosos.

Foram discutidos sobre problemas enfrentados pela terceira idade, como o aumento em 440% dos casos de violência contra o idoso, os desrespeitos sofridos em transportes urbanos, rodoviários e fluviais.

Na audiência também foi anunciada a parceria entre a Universidade Livre da Terceira Idade (Unati/UEA), com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para capacitar 1,5 mil agentes comunitários de saúde no trato diário com idosos e familiares, foram levantadas propostas de melhorias nos serviços prestados à terceira idade e apresentados projetos já realizados que tem trazido retorno positivo ao desenvolvimento da política municipal do idoso, como o Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi) da FDT.

O presidente da Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Elias Emanuel (PSB), afirmou que o resultado da audiência foi positivo com a participação das entidades e órgãos responsáveis pelas ações no trabalho com os idosos que, segundo ele, contribuiu para o entendimento maior do que já é desenvolvido e do que pode ser colocado em prática em benefício da terceira idade.

“O compartilhamento dessas ações é importantíssimo para garantir a humanização no atendimento ao idoso. Com a capacitação dos agentes comunitários, queremos que chegue a todas as zonas da cidade esse atendimento humanizado não só ao idoso, como para a família dele também”.

Segundo a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, a iniciativa de discutir a humanização do atendimento ao idoso é importante e merece atenção de todos. Destacou, ainda, que o objetivo da instituição para este ano é ampliar a parceria da Prefeitura de Manaus e da FDT com a sociedade, incentivando campanhas de educação e respeito ao idoso. “A população idosa no Estado já representa mais de 255 mil pessoas e continua crescendo. A Fundação, com o seus três programas permanentes (Programa Longa Permanência, Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso e Programa Conviver Melhor Parque Municipal do Idoso) pretende aumentar o alcance da terceira idade com um trabalho humanizado e promovendo qualidade de vida”.

Assessoria de Comunicação FDT

Gisa Prazeres