25/09/15 | 12:09
Fundação Doutor Thomas promove o 1º Encontro de Gerações

No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso e, para homenageá-los, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), vai promover o ‘Brincar de Viver – Encontro de Gerações’, programação que vai conectar jovens e idosos, valorizando o reconhecimento, bem-estar e a diversão, principalmente, da terceira idade.

O evento irá ocorrer na próxima terça-feira, 29, às 9h, no Parque Municipal do Idoso (PMI), na rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, 1.324, zona Centro-Sul. A programação será aberta ao público e irá contar com palestra, peça teatral, exposição de quadros e painéis, além de muitas brincadeiras.

As atividades serão abertas com a palestra ‘Intergeracionalidade’, que será ministrada no auditório do parque pelo doutor em Gerontologia Euler Ribeiro, seguindo com a peça teatral ‘Brincadeiras’, apresentada pelo grupo ‘Recreadores do Parque da Criança’. Logo após, haverá brincadeiras, como amarelinha, pula corda, mímicas, pião, peteca e pipa.

“A forma de brincar mudou com o passar do tempo. As brincadeiras foram se transformando. Então, nasce uma necessidade de resgatar essas brincadeiras tradicionais, já que foram elas que fizeram parte da infância dos nossos idosos de hoje. O principal objetivo é proporcionar vivências intergeracionais, proporcionar a troca de experiências entre jovens e idosos, para que as pessoas da terceira idade possam se sentir valorizadas”, disse a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas  sobre Envelhecimento em Manaus (Nepem), Maria da Luz.

As brincadeiras serão divididas em dez estações, todas com professores do PMI monitorando. Para participar das brincadeiras, o parque conta com a parceria da Escola Municipal José Carlos Martins Mestrinho, que irá participar com crianças e jovens de 10 a 15 anos. As exposições dos quadros e painéis ‘Brincadeira de Criança’ será montada na Praça dos Arcos.

“O Encontro de Gerações visa comemorar o dia 1º de outubro, que além de ser Dia Internacional do Idoso, é a data na qual o Estatuto do Idoso completa 12 anos em vigor. É um dia de conquistas não só para os idosos, mas para todos aqueles que lutam pela causa da terceira idade”, disse a diretora-presidente Martha Cruz, ressaltando que “a ausência de convívio social pode causar efeitos negativos na capacidade cognitiva do idoso. Por este motivo, é primordial que se promova esse tipo de evento, proporcionando melhorias na qualidade de vida da terceira idade”, acrescentou.

Missa em Ação de Graças

Ainda dentro da programação pelo Dia Internacional do Idoso, o PMI realizará, no dia 1º de outubro, quinta-feira, às 8h30, ‘Missa em Ação de Graças’, a ser celebrada pelo padre Amarildo Luciano, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A missa também será aberta ao público e terá a participação especial do cantor Célio Costa.

Assessoria de Comunicação da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas: (92) 98842-2990/ 99110-9217