25/04/11 | 10:29
Fundação Dr. Thomas realiza primeira reforma da história da instituição

A Prefeitura de Manaus está realizando a primeira reforma total da Fundação Dr. Thomas, após 41 anos de construção do prédio. A obra vai abranger os nove pavilhões, totalizando uma área de quase seis mil metros quadrados.

Com orçamento de R$ 4,8 milhões, a reforma tem previsão de conclusão para dezembro de 2011, com prazo de execução de doze meses. A empresa responsável é HB Engenharia.

“A obra é uma conquista histórica da instituição. Após 41 anos de construção, a estrutura estava muito defasada e necessitando de adequação aos critérios da Vigilância Sanitária”, informou a diretora-presidente Martha Cruz. O prédio da Fundação foi inaugurado em 1970 pelo Lions Clube de Manaus, Prefeitura e Governo do Estado.

O projeto da reforma atende às normas de funcionamento das instituições de longa permanência para idosos, editadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária por meio da Resolução da Diretoria Colegiada nº 283 de 2005.

Segundo Martha, o principal objetivo da reforma é a humanização da casa. “Queremos oferecer melhores condições de vida para os idosos, apagando o estigma de asilo. Lutamos desde o início desta administração para realizar a obra, elaborar e aprovar o projeto”, informou Martha.

De acordo com o engenheiro responsável Zacarias Bichara, o canteiro de obras é formado por 60 trabalhadores. A reforma contempla a recuperação da cobertura, forro, instalações elétricas, hidrossanitárias, paredes, impermeabilização, pavimentação, pintura. “Estamos trabalhando primeiramente nos pavilhões que estavam desativados para não interferir no dia a dia da casa e não incomodar os idosos”, explicou o engenheiro.

Expectativa

Os idosos residentes acompanham a obra com muita expectativa. Moradora há dez anos na casa, Georgete Fernandes, de 85 anos, disse que espera ter ainda melhores condições de moradia. “Já sou muito feliz aqui, recebo tudo que preciso para viver. Com a reforma, vai ser melhor ainda”, disse a idosa.

Programa de Longa Permanência

A Fundação Dr. Thomas desenvolve um trabalho social voltado aos idosos há 100 anos. A instituição abriga pessoas acima de 60 anos, em situação de risco social, oferecendo moradia, alimentação, acompanhamento médico, psicológico, fisioterápico, atividades físicas, culturais e de lazer. A capacidade de atendimento é de 130 pessoas.