16/05/12 | 8:40
Fundação Dr. Thomas vai inaugurar duas unidades de academias ao ar livre

Os idosos de Manaus terão mais duas opções para a prática de exercícios. Em julho a Fundação Dr. Thomas vai inaugurar duas academias ao ar livre, uma no Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora das Graças, e a outra no Centro de Esporte e Lazer Rouxinol, na Cidade Nova. A expectativa é beneficiar cerca de cinco mil pessoas, entre idosos e os frequentadores do Parque do Idoso.

O projeto é uma parceria da Fundação Dr. Thomas com o Ministério dos Esportes, Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e Caixa Econômica Federal. Cada academia terá dez aparelhos de ginástica e uma placa de orientação, com instruções para o uso.

As academias ao ar livre já fazem parte de espaços públicos de várias cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. São um convite ao exercício e têm uma proposta lúdica. Os equipamentos são coloridos e despertam a atenção das pessoas. Permitem a prática de exercícios de uma forma mais agradável do que em um espaço fechado.

“Esse projeto é uma conquista para a terceira idade. Trabalhamos desde 2009 para trazer as academias ao ar livre e agora vamos conseguir viabilizá-lo”, destaca a diretora-presidente, Martha Cruz.

A diretora afirma que o diferencial de Manaus em relação às outras cidades será o local de implantação. “Nas outras cidades, as academias são implantadas geralmente em praças. Aqui estarão em locais destinados à terceira idade, e com instrutores para orientar a prática dos exercícios”, diz Martha.

A inauguração da academia no CEL Rouxinol atende a uma diretriz da Política Municipal do Idoso, da qual a Fundação Dr. Thomas é gestora. “Estamos descentralizando a atenção ao idoso, levando para o bairro uma opção de atividade”, informa Martha.

Os moradores do entorno do Parque do Idoso que utilizam a pista de caminhada também poderão utilizar os aparelhos.