14/10/15 | 9:29
Idosos da FDT vão participar de um dia de terapia com animais

Foto: Divulgação Pet Terapia – Amigo Fiel

 

A Fundação Doutor Thomas (FDT) vai receber no próximo dia 20, terça-feira, o Projeto PET Terapia – Amigo Fiel, a partir das 14h30. A ideia da programação, que acontece uma vez por ano na instituição, é proporcionar o contato entre animais e os idosos, ajudando assim na melhoria do quadro clínico dos residentes.

Na FDT a PET Terapia é usada como forma de lazer e também para prevenir e, em alguns casos, tratar a depressão. Segundo a psicopedagoga e idealizadora do Amigo Fiel em Manaus, Rose Mary Britto, é possível notar a mudança no comportamento dos idosos no contato com os animais, tornando-se mais animados e falantes.

Ela explica como o projeto surgiu na cidade. “Eu sempre tive esse sonho. Quando mais nova, tive contato com animais e alguns deles me ajudaram a curar doenças, então eu já sabia que trazia resultado. Quando eu vi um artigo sobre o projeto, me aprofundei no assunto e resolvi trazer para Manaus”, disse.

A equipe composta por Rose, Jaime Bibil (adestrador), Marcus Túlio (veterinário) e Pedro Fonseca (coordenador técnico e adestrador) preparou momentos descontraídos para a programação com os idosos no próximo dia 20. Além das brincadeiras haverá sorteio de brindes.

“É muito importante que os idosos tenham esse tipo de contato com animais e por sermos uma instituição voltada mais para o lado clínico, essa convivência fica difícil. Esse projeto auxilia muito na socialização e na própria qualidade de vida, pois isso reforça neles a vontade de cuidar. Mas o principal é a troca de afeto, já que os animais dão amor sem esperar nada em troca”, disse a psicóloga da Fundação Doutor Thomas, Paula Coelho.

Para a diretora-presidente da Fundação, Martha Moutinho, o contato é benéfico de uma forma geral. “Eles se sentem mais animados com a presença dos animais. Algumas vezes estão estressados, mas quando têm o contato, começam a relaxar. Eles têm muito amor pelos animais que vêm até eles. As terapias com animais podem ajudar em sintomas depressivos, aumentar a socialização de alguns idosos e até incentivar a adesão a outras terapias”, lembrou.

Foto: Assessoria/ Fundação Doutor Thomas

 

Assessoria de Comunicação da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas: 98842-2990/ 99110-9217