21/05/14 | 8:37
Mais de 500 pessoas são aguardadas para o 2° Encontro Familiar do Parque do Idoso

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), promoverá, no próximo dia 31, o 2° Encontro Familiar do Parque Municipal do Idoso (PMI). O evento será no auditório do parque, na rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. A expectativa é de que mais de 500 pessoas, entre idosos frequentadores do parque e seus familiares, participem da ação.

A programação começa às 8h com a apresentação de um filme institucional, gravado no PMI, que retrata a importância de atividades na vida dos idosos. Às 8h30, haverá um momento de descontração e relaxamento com a educadora física, Maria da Luz de Abreu. Às 9h, a psicóloga e gerontóloga Mônica Barroso Martins fará a palestra: Aspectos psicossociais do envelhecimento.

Já às 10h, o grupo de teatro da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) vai retratar a realidade vivenciada pelos idosos nos dias atuais.  Às 10h30, o grupo de dança coreográfica do Parque Municipal do Idoso, coordenado pela professora Maya Alvino, fará apresentação. Às 10h45, haverá musical com idosos, coordenado pela professora Eide Maria. Em seguida, os idosos participarão de sorteios de brindes. O encerramento da programação será com um coffee break e a apresentação do grupo ‘Seresta, Prosa e Poesia’ do PMI, às 11h.

A diretora-presidente do Parque Municipal do Idoso, Martha Moutinho Cruz, lembrou que o ‘Encontro Familiar está inserido no calendário anual da Política Municipal do Idoso e destacou a importância dos familiares estarem presentes no evento. “Filhos, netos, sobrinhos, enfim, estão todos convidados. É muito importante que todos venham compartilhar desta manhã de atividades com o seu idoso. Sabemos que a semana é corrida, por isso pensamos no sábado para que a família possa de fato estar presente. Quanto melhor for o contato e o relacionamento entre idoso e a família, maiores serão os resultados positivos dessa convivência”.

A psicóloga gerontóloga e responsável pelo grupo de psicologia do Parque Municipal do Idoso, Cremilda Arruda Ramos, explicou que o encontro familiar foi resgatado entre as atividades do espaço. Segundo ela, uma pesquisa feita junto aos idosos mostrou que a qualidade de vida deles melhorava ao frequentarem o parque, mas quando chegavam em casa, os filhos não entendiam o processo de envelhecimento. “Muitos familiares, por exemplo, não compreendem que os movimentos ficam mais lentos, que a memória já não é a mesma e acabam cobrando o idoso. Com o Encontro Familiar, queremos também que estas pessoas aprendam a lidar com o envelhecimento para um melhor relacionamento e cuidado com seus idosos em casa”.

Atleta da terceira idade, Maria Valdeída da Silva, 67, disse que participará do evento acompanhada dos netos e do filho. “Gosto muito do parque e poder passar uma manhã com meus netos e meu amado filho aqui é maravilhoso. Estou animada e tenho certeza que será um dia marcante”.

Assessoria de Comunicação da Fundação Doutor Thomas (FDT): Fábia Lima 92 8842-2990