12/12/12 | 11:40
Médico geriatra Renato Guimarãs elogia o atendimento aos idosos em Manaus

 

              

Manaus tem uma das melhores estruturas do País no atendimento aos idosos. Foi o que ressaltou o médico geriatra Renato Maia Guimarães, que abriu o 2º Mutirão de Cidadania, organizado pela Fundação Dr. Thomas, no Parque Municipal do Idoso, no dia 29/11

 “Manaus se destaca frente a outras grandes cidades do Brasil nas políticas voltadas para a terceira idade. O estado do Amazonas tem dado contribuições importantes para o País”, disse o médico.

 Segundo Renato, a Fundação Dr. Thomas é uma das melhores instituições de longa permanência. “A Fundação tem uma das melhores organizações não apenas de assistência, mas de promoção social, bem-estar e saúde dos idosos”, afirmou.

 Renato tem uma longa experiência na área do envelhecimento. Foi responsável pela primeira iniciativa de disseminação de informações sobre o envelhecimento por meio do Programa de Saúde do Idoso, no Ministério da Saúde Em 1990 criou o primeiro ambulatório público de Geriatria do Distrito Federal.

 O geriatra coordena atualmente a “Linha de Cuidados e Educação Permanente e Pesquisa em Saúde do Idoso” pela Universidade de Brasília, que tem como uma de suas finalidades a capacitação de cuidadores de idosos, e de médicos do Programa Saúde da Família e pesquisas para promoção da saúde para idosos.

 “O Dr. Renato Guimarães é um dos mais renomados geriatras do Brasil, com muito conhecimento para ser compartilhado com os participantes”, destacou a diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas, Martha Cruz.

 A manhã de palestras foi direcionada a idosos, coordenadores de grupos de idosos, profissionais que atuam na área do envelhecimento e estudantes com interesse na temática.

 O evento teve também a participação da promotora de Justiça, Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, que discutiu o papel do Ministério Público frente às instituições de longa permanência. Durante a tarde, os idosos participaram de Oficinas de Chás e Sucos e da Memória.