21/11/13 | 11:03
Missa de 11 anos do PMI reúne mais de 300 pessoas

Mais de 300 pessoas participaram da Missa em Ação de Graças de 11 anos do Parque Municipal do Idoso (PMI), na manhã desta terça-feira, 19. A celebração foi realizada pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, no ginásio do PMI, rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas (PMI), Martha Moutinho Cruz, anunciou novos projetos para o PMI em 2014.

Atualmente, o Parque possui mais de 2,5 mil idosos frequentadores e disponibiliza mais de 30 atividades gratuitas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Entre as atividades oferecidas, estão dança de salão, dança coreográfica, dança do ventre, aula de canto, coral, alfabetização, hidroginástica com piscina climatizada, arte terapia, oficina de direito e cidadania, natação, pilates, ginástica terapêutica, ginástica elaborada, alongamento, Tai Chi Chuan, gerontovolei, gerontocapoeira, yoga, artesanato, culinária, entre outras.

De acordo com a diretora-presidente da FDT, a partir de 2014 deverão ser oferecidos cursos de informática e inglês para os idosos frequentadores do Parque. “Já são 11 anos de Parque e sempre nos preocupamos em inovar e atender a demanda dos nossos frequentadores. Por isso, a expectativa é de que, já em 2014, possamos incluir na nossa grade de atividades os cursos de informática e inglês”.

Martha Cruz também destacou que o ‘Programa de Inclusão de Idosos no Lazer e Recreação’ (Proidoso), que leva atividades físicas para os bairros, retorna em 2014 e que a meta é dobrar o número de núcleos, dos atuais seis para para 12. “A Prefeitura de Manaus tem se preocupado em promover qualidade de vida aos idosos e investir em atividades físicas nos bairros é uma forma de democratizar o acesso ao esporte recreativo e lazer para a população idosa de Manaus. O Proidoso facilita a prática de atividades físicas aqueles que têm dificuldade de se locomover até o Parque do Idoso”.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, agradeceu pela celebração religiosa realizada pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani. “A missa foi muito bonita. É maravilhoso poder agradecer por esses 11 anos de Parque e receber as bênçãos do nosso arcebispo”.

O aposentado Ilayr Fontanella, 83, frequenta o PMI há 11 anos e participa das atividades de canto, hidroginástica, caminhada, alongamento e oficina da memória. Disse, ainda, que não consegue mais se imaginar sem frequentar o Parque. “São 11 anos. Eu tenho atividades de segunda a quarta, mas também venho na quinta e na sexta, porque é muito bom encontrar os amigos, conversar. Somos uma família. Quando entro aqui, deixo todos os problemas do lado de fora”.

Inscrições

Para se matricular e participar das atividades do PMI é preciso ter a partir de 60 anos e procurar o setor de admissão do parque com o documento original de identidade (RG), comprovante de residência, duas fotos 3×4 e atestado cardiológico indicando o grau de intensidade da atividade a ser realizada (leve, moderada ou alta). Informações: 3584-6274.

Fotos: Marinho Ramos/ Semcom

Assessoria de Comunicação – FDT