03/04/13 | 12:51
Parque Municipal do Idoso terá palestra sobre ‘Prevenção de Acidentes com Idoso’

A Fundação Doutor Thomas (FDT), por meio do Parque Municipal do Idoso (PMI) e em parceria com alunos do 3° período do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (Unip), realiza a partir das 14h desta quinta-feira, 04, uma palestra sobre a ‘Prevenção de Acidentes com Idosos’, no auditório do PMI, rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Os frequentadores e profissionais do PMI terão acesso a informações sobre adaptações que devem ser feitas em casas com idosos, como corrimões e materiais antiderrapantes, dicas de segurança e quais são os principais riscos para a terceira idade.

Conforme pesquisa divulgada pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP), uma em cada três pessoas com mais de 65 anos sofre queda e uma em cada 20 dessas que já tiveram uma queda acabam tendo fratura ou necessitam de internação.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, afirmou que é importante o interesse dos alunos do curso de Enfermagem da Unip com o assunto, porque é na terceira idade que a pessoa passa a apresentar um maior índice de vulnerabilidade para acidentes, devido ao enfraquecimento da estrutura óssea e muscular, à alteração da visão e audição, dentre outros.  “A divulgação dessas informações de prevenção de acidentes com idosos deve ser cada vez mais difundida e de conhecimento geral. Por isso é muito positivo esse trabalho que será apresentado pelos universitários da Unip e que contará com a presença de frequentadores e profissionais do Parque”.

A universitária do 3° período de enfermagem da Unip, Andréa Fakamoto, contou que a palestra faz parte de um trabalho de extensão da faculdade e que será orientada pelo professor Felipe Barcelos. De acordo com ela, o grupo ressaltará os principais aspectos da biossegurança do idoso. “As casas de pessoas idosas devem ser adaptadas para evitar quedas e demais acidentes. Normalmente, por terem uma massa óssea debilitada por causa da idade, é comum que as quedas causem fraturas no fêmur ou antebraço. A palestra vai orientar quanto aos principais cuidados, destacar os perigos potenciais e salientar métodos de prevenção de acidentes na terceira idade”.

Assessoria de Comunicação FDT

Gisa Prazeres