31/07/13 | 14:20
PMI promove primeira edição de Concurso de Poesia

O Parque Municipal do Idoso (PMI) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 31, a primeira edição do Concurso de Poesia PMI. O evento, que premiou os 1°, 2° e 3° colocados, aconteceu na sede do parque, na Rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.

O evento contou com a presença do cantor e poeta Celdo Braga, que já publicou diversos livros de poemas, entre eles Mito x Realidade, Cordel Verde e Água e Farinha, e o mesmo fez a entrega das premiações para os vencedores do concurso.

A iniciativa de realizar o concurso se deu por parte da professora de música do PMI, Heide Maria. Ela explica que é muito importante trabalho como esses, pois estimula a mente e a criatividade dos idosos. “Eles (os idosos freqüentadores do PMI) sempre traziam pra mim textos muito criativos, logo pensei em fazer este concurso, porque isso também é arte e serviria como exercício da mente e uma forma de se expressar”.

A diretora-presidente Fundação Doutor Thomas (FDT), Martha Moutinho Cruz, afirmou que mais atividades de estimulação cognitiva serão realizadas no decorrer do ano, tanto no PMI, quanto da FDT. Ela destacou que o Parque é o maior elemento de promoção de qualidade de vida da terceira idade do município. “Com trabalhos como estes, promovemos a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos usuários do Parque”.

A aposentada Avelina Gomes, de 86 anos, que ficou em 1° lugar no concurso, comenta como começou a escrever suas poesias e de onde vem tanta inspiração. “A poesia é uma coisa maravilhosa, sempre gostei de escrever, mas faz quatro anos que perdi meu marido e desde então comecei a escrever muitos textos relacionados à saudade e minha inspiração é essa. Mas gosto de escrever sobre tudo e estou muito feliz em ter ganhado este concurso” concluiu.

 

Texto: Nayanne Silva

 

 

Assessoria de Comunicação FDT
Gisa Prazeres
8842-2990