28/08/13 | 12:12
Primeira edição dos Jogos Internos da Fundação Doutor Thomas começa nesta quarta-feira

 

A 1ª edição dos Jogos Internos da Fundação Doutor Thomas (FDT) teve abertura, às 9h desta quarta-feira, 28, na sede da FDT, na Rua Doutor Thomas, Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus. Cerca de 40 idosos residentes disputarão sete modalidades esportivas adaptadas, no período de 28 a 30 de agosto.

Na cerimônia de abertura, desta quarta-feira, houve a entrada das bandeiras, o desfile dos atletas, que cantaram o Hino Nacional e fizeram o juramento do atleta e o acendimento da Pira Olímpica, que oficializou o início dos jogos.

Ainda nesta quarta-feira, após a abertura dos jogos internos, houve as disputas de sinuca e dominó. Na quinta-feira (29), terão as modalidades adaptadas de basquete, argolas, chute a gol, boliche e bola ao alvo. Na sexta-feira, 30, será a entrega das medalhas e o encerramento dos jogos internos com a apresentação do grupo ‘Seresta, Prosa e Poesia’ do Parque Municipal do Idoso (PMI).

A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas (FDT), Martha Moutinho Cruz, afirmou que o objetivo dos Jogos Internos da FDT é proporcionar aos idosos residentes da instituição o incentivo à prática de atividades, momentos de inclusão e integração. “Vamos priorizar atividades externas com estas aqui na Fundação, porque alguns idosos se negam a sair e um dos nossos objetivos é reintegrá-los na sociedade. A preocupação também é levar a eles momentos de lazer, competição e desenvolver aspectos positivos, como estimular a coordenação motora e trazer benefícios corporais e cognitivos. Além disso, é um momento de se integrarem, torcer uns pelos outros e superar limites. As atividades serão todas acompanhadas por educadores físicos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e demais profissionais da Fundação”.

O gerente de atividades físicas do PMI, Douglas Gomes, explicou que a ideia de realizar a primeira edição dos Jogos Internos da FDT foi inspirada no sucesso dos Jogos Internos do Parque do Idoso (Jipi), que em julho deste ano teve a segunda edição. “Pensamos, se no Parque o benefício e estímulo para os participantes foi tão grande, porque não fazer uma edição com os idosos da Fundação? Eles estão treinando para as competições e estão bastante animados com os jogos”.

O residente Clóvis Rodrigues, 66, inscreveu para a modalidade do dominó e aprovou a primeira edição dos jogos internos. “Eu sempre gostei de jogar dominó, desenvolve muito a mente. Você tem que somar e pensar bem nas jogadas. E a Fundação promover esses jogos nos deixa muito alegre e nos faz muito bem. Aqui é a nossa casa, o nosso lar, a nossa família”.

 

Assessoria de Comunicação FDT

Gisa Prazeres

8842-2990