22/03/11 | 11:42
Profissionais da saúde da Fundação Dr. Thomas fazem curso eletrocardiografia

Um grupo de 50 profissionais da área da saúde da Fundação Dr. Thomas participou de um curso básico de eletrocardiografia, realizado no dia 21 no auditório do Parque Municipal do Idoso.

O curso foi ministrado pela especialista em Gerontologia e Enfermagem Cardiológica, enfermeira Mônica Trindade, professora da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati/UEA).

A especialista apresentou as noções básicas de anatomia, as diferenças entre eletrocardiograma de uma pessoa jovem e de um idoso. Mônica ressaltou os principais aspectos da interpretação dos resultados dos exames. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender a instalação, configuração e formatação do aparelho de eletrocardiografia.

Organizado pelo Departamento Social e de Saúde do Idoso da Fundação Dr. Thomas, o curso faz parte do projeto de Educação Continuada para a qualificação dos profissionais da saúde.

“Temos proporcionado cursos de reciclagem para os nossos profissionais da saúde porque são eles que lidam diretamente com os idosos e precisam sempre aperfeiçoar os conhecimentos e técnicas”, destacou a diretora-presidente Martha Cruz.

Segundo Martha, o curso de eletrocardiografia foi muito importante para a instituição. “Recebemos uma doação de um aparelho de eletrocardiograma da Secretaria Municipal de Saúde, o que vai melhorar muito o atendimento aos idosos. Poderemos realizar o exame na própria instituição”, disse Martha. Antes a Fundação precisava levar os idosos até uma unidade de saúde para a realização dos exames.

O técnico em enfermagem Jackson Taveira afirmou que o curso foi muito proveitoso. “Os novos aparelhos são mais modernos e tivemos a oportunidade de ver na prática o funcionamento”.

Jackson, um dos técnicos que vão operar o aparelho na Fundação, ressaltou que o trabalho será facilitado. “Ao realizar os exames na instituição, os médicos vão poder avaliar os resultados e prestar o atendimento ao idoso mais rapidamente”, disse Jackson.