Um grupo de 50 profissionais da área da saúde da Fundação Dr. Thomas participou de um curso básico de eletrocardiografia, realizado no dia 21 no auditório do Parque Municipal do Idoso.
O curso foi ministrado pela especialista em Gerontologia e Enfermagem Cardiológica, enfermeira Mônica Trindade, professora da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati/UEA).
A especialista apresentou as noções básicas de anatomia, as diferenças entre eletrocardiograma de uma pessoa jovem e de um idoso. Mônica ressaltou os principais aspectos da interpretação dos resultados dos exames. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender a instalação, configuração e formatação do aparelho de eletrocardiografia.
Organizado pelo Departamento Social e de Saúde do Idoso da Fundação Dr. Thomas, o curso faz parte do projeto de Educação Continuada para a qualificação dos profissionais da saúde.
“Temos proporcionado cursos de reciclagem para os nossos profissionais da saúde porque são eles que lidam diretamente com os idosos e precisam sempre aperfeiçoar os conhecimentos e técnicas”, destacou a diretora-presidente Martha Cruz.
Segundo Martha, o curso de eletrocardiografia foi muito importante para a instituição. “Recebemos uma doação de um aparelho de eletrocardiograma da Secretaria Municipal de Saúde, o que vai melhorar muito o atendimento aos idosos. Poderemos realizar o exame na própria instituição”, disse Martha. Antes a Fundação precisava levar os idosos até uma unidade de saúde para a realização dos exames.
O técnico em enfermagem Jackson Taveira afirmou que o curso foi muito proveitoso. “Os novos aparelhos são mais modernos e tivemos a oportunidade de ver na prática o funcionamento”.
Jackson, um dos técnicos que vão operar o aparelho na Fundação, ressaltou que o trabalho será facilitado. “Ao realizar os exames na instituição, os médicos vão poder avaliar os resultados e prestar o atendimento ao idoso mais rapidamente”, disse Jackson.