02/10/13 | 10:35
Secretarias fazem trabalho conjunto na FDT

A Fundação Doutor Thomas (FDT) recebeu, na manhã desta terça-feira, 1°, a visita de fiscais e engenheiros da Secretaria Municipal de Insfraestrutura (Seminf) para fazer nova vistoria e um relatório sobre as áreas da instituição comprometidas pela chuva do início da semana. As equipes das secretarias Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e de Estado da Assistência Social (Seas) doaram 100 colchões, 100 lençóis e 100 travesseiros ainda na segunda-feira. A Seminf e Defesa Civil do município já haviam iniciado os trabalhos logo após o temporal.

As áreas da FDT atingidas pela chuva foram: os pavilhões Idelfonso Pinheiro e Moisés Israel (danos no forro), que abrigam cerca de 60 idosos de alta dependência, os quais tiveram que ser transferidos temporariamente para o refeitório; o pavilhão Ayres de Almeida (danos na cobertura-telhado), a enfermaria (danos cobertura-telhado), capela, sala de inclusão digital, sala da psicologia (todos com danos no forro) e serviço social (danos cobertura-telhado).

Além da estrutura que sofreu danos com a chuva, houve prejuízos com a perda de 20 ventiladores, 20 televisores, 60 poltronas reclináveis, 60 mesas hospitalares para alimentação, 60 camas hospitalares, 50 cômodas, seis condicionadores de ar de 60 mil BTUs, três computadores, além de colchões, roupas, fronhas e lençóis.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, agradeceu a parceria das secretarias e a ajuda da população, que ainda ontem iniciaram as doações. “Já recebemos doações, mas pedimos que a população continue doando e nos ajudando. O dia de ontem foi difícil, mas nenhum idoso ficou ferido e com as parcerias e doações, aos poucos, vamos voltar à situação normal”.

Quantos aos reparos da instituição, Cruz enfatizou que a determinação do prefeito Arthur Neto é dar prioridade para a conclusão das reformas dos pavilhões e enfermaria, a fim de que os idosos possam retornar para esses ambientes com segurança e conforto. “A Seminf já iniciou os reparos na cobertura da casa e no fechamento dos vãos entre a alvenaria e cobertura ontem (segunda-feira) e os trabalhos continuam”.

O engenheiro civil da Seminf, Sérgio Rocha, integrante da equipe que vistoriou a FDT nesta terça-feira, explicou que farão um relatório criterioso para que seja apontado detalhadamente quais as obras serão feitas, a fim de garantir que não ocorram novos danos a estrutura em caso de outro temporal. “A prioridade é garantir a segurança dos idosos. Os trabalhos de reparo da cobertura (telhado) e fechamento de vãos entre cobertura e alvenaria já estão ocorrendo. O relatório vai apontar quais são as outras necessidades de obras no prédio”.

Para informações sobre doações, basta ligar para o 3215-6955 (serviço social) e 3236-9629 (recepção).

MPE

A promotora da 59ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos dos Diretos do Cidadão (Prodedic) do Ministério Público do Estado (MPE/AM), Delisa Vieiralves Ferreira, também esteve na FDT para averiguar a situação dos idosos e a estrutura do local. De acordo com ela, a principal preocupação do órgão é garantir a segurança dos idosos e pedir urgência nas obras. “Vim in loco ver se não houve prejuízo à saúde dos idosos e pedir celeridade na conclusão do relatório, para saber se o local oferece ou não risco para eles”.

Assessoria de Comunicação FDT

Gisa Prazeres