12/12/12 | 11:25
Treze modalidades são disputadas no primeiro dia dos Jogos Internos do Parque do Idoso

No primeiro dia (16/8) de competição dos Jogos Internos do Parque Municipal do Idoso (Jipi), 150 atletas disputaram 13 modalidades com muita disposição e espírito esportivo. As atividades começaram às 8h com as provas de atletismo e natação e terminaram às 16h com o gerontovôlei.

Os jogos têm como objetivo a integração dos idosos, incentivo a prática de esportes e a competição saudável. Nos dois dias de jogos, os atletas participam de 15 modalidades, como lançamento de pelotas, chute ao gol, tênis de mesa, jogo de argolas, taco no disco, lançamento ao alvo, jogo de boliche, xadrez.

O 1º Jipi foi organizado pela equipe de professores e estagiários de educação física do Parque do Idoso. Conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej), que participa do evento com 15 árbitros.

A idosa Helena Mota, de 74 anos, foi uma das vencedoras das baterias dos 25 metros de natação. “Voltei a nadar este ano, já estou competindo e vencendo. Tudo pela alegria de viver”, disse Helena. Ela começou a nadar em 1996 e ficou de dois anos parada após a morte de um filho. “Superei as dificuldades e retornei com muita alegria e vontade de viver”, ressaltou Helena.

Seletiva

A abertura do Jipi aconteceu na última sexta-feira (10) com direito a desfile dos atletas, juramento e acendimento da pira. A cerimônia foi acompanhada pela banda da Polícia Militar, que executou os Hinos do Brasil e do Amazonas. O JIPI marcou também a abertura das comemorações pelos 10 anos do Parque Municipal do Idoso, data a ser completada em novembro.

” O JIPI é mais uma oportunidade para que os nossos idosos participem de atividades esportivas”, afirmou a diretora-presidente Martha Cruz. Ela ressaltou que as modalidades serão seletivas para a participação do Parque do Idoso nos Jogos Olímpicos da Terceira Idade.

Na sexta-feira (17), o 1º Jipi será encerrado com as partidas de dominó às 8h e competição de dança às 15h. Logo após a disputa da dança, haverá a cerimônia de encerramento com o anúncio dos vencedores e tarde dançante. O Parque do Idoso fica localizado na rua Rio Mar, 1324, Nossa Senhora das Graças.